Portuguese English

Pierre de Coubertin (1863-1937)

Textos Escolhidos

O Comité Internacional Pierre de Coubertin com o apoio da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Porto Alegre / Brasil acabou de publicar em português uma seleção de textos de Pierre de Coubertin. Os editores foram Norbert Müller e Nelson Todt.

Esta obra, de que já existe, pelo menos, uma edição em língua inglesa e outra em língua castelhana, é de fundamental importância para a compreensão e divulgação do pensamento de Pierre de Coubertin. Há muitos dirigentes e técnicos no Movimento Olímpico a falarem de Pierre Coubertin sem nunca terem, minimamente, lido a sua obra. Acontece até que hoje, em nome de Coubertin, cometem-se os maiores dislates.

A partir de agora, deixou de haver desculpas. Sobretudo para aqueles dirigentes que ligados aos Comités Olímpicos Nacionais têm a obrigação de defenderem e preservarem o pensamento e a obra de Pierre de Coubertin cuja ideia fundamental foi a de colocar o desporto ao serviço da paz e do desenvolvimento humano.

A presente edição dos textos de Pierre de Coubertin, que foi publicada sob os auspícios do Comité Olímpico Internacional, ficou-se sobretudo a dever ao Prof. Nelson Todt Presidente do Comité Brasileiro Pierre de Coubertin e Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Porto Alegre. Sem o seu entusiasmo, dedicação e competência tal nunca teria sido possível.

A obra está disponível numa versão eletrónica gratuita no link:

http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0736-2.pdf

Fórum Olímpico de Portugal

Menu principal

Page | by Dr. Radut