Portuguese English

Nível Desportivo

O nível desportivo é um índice que nos possibilita ter uma visão global do mundo do desporto, através de uma relação, expressa pela razão entre o número de praticantes de base e o número de praticantes de elite (Castejon Paz, 1979).

Objectivos

O nível desportivo tem quatro grandes objectivos:

  1. Visão estratégica de conjunto no que respeita à relação entre a generalização da prática desportiva e a elite de praticantes;
  2. Coordenação eficaz entre as diferentes categorias de objectivos;
  3. Possibilidade de se poderem comparar diferentes políticas desportivas;
  4. Integração da política de desenvolvimento do desporto na política de desenvolvimento global.

Visão de conjunto

Podemos admitir que o processo de desenvolvimento do desporto acaba por ter expressão final naquela relação, já que se existem praticantes de elite e de massa é porque existem estruturas de suporte que possibilitam a existência daqueles praticantes e, em consequência, um maior ou menor nível desportivo.

Uma política desportiva não pode ser eficaz se não tiver uma visão de conjunto de todo o sistema.

É necessária uma “óptica global” para se poder compreender o sistema e comparar programas e projectos, fundamentalmente no que diz respeito à relação massa / elite, na exploração de uma conjugação virtuosa, promotora de sinergias.

Coordenação

Uma ideia de nível desportivo promove uma coordenação eficaz entre as diferentes categorias de objectivos. Se por um lado entre a relação massa / elite podem existir aspectos complementares, por outro, existem, como facilmente se pode verificar, aspectos que são geradores de conflitos.

A gestão destes conflitos só é possível, em primeiro lugar, ultrapassando esta visão bipolar do fenómeno desportivo, em que tudo é reduzido ou à massa ou à elite, e, em segundo, promovendo uma boa articulação dos objectivos, utilizando os diversos elementos que configuram os vários quadros que organizam o desporto.

Tudo isto, em função das necessidades sociais económicas ou educativas que se desejam suprir, tendo em atenção o “agôn” do princípio da equidade.

Entra-se, assim, num domínio da discussão do conceito sob o ponto de vista ideológico, com a possibilidade consequente de poderem ser avaliadas e aferidas políticas desportivas.

Comparar políticas

Para que o conceito de nível desportivo possa ter um verdadeiro significado, tem de ter a possibilidade de ser referenciado em termos relativos, já que um nível desportivo em termos absolutos de pouco servirá.

Deste modo, é necessário apurar em termos globais o resultado do levantamento da situação desportiva e, em fase de planeamento, determinar objectivos a médio e longo prazos, a fim de idealizar, planear e programar políticas de acordo com eles.

Integração

Quanto à integração da política desportiva na política global de desenvolvimento, um bom nível desportivo de um País, pode significar desde um bom sistema educativo, ou de saúde, até um quadro cultural alargado à generalidade da população através de uma boa, variada e criativa utilização do tempo livre. Um bom nível desportivo estabelece o “agôn” do país e a sua propensão para a competição num quadro de economia global.

Menu principal

Dicionario | by Dr. Radut