Portuguese English

Fontalva, Conde de

O Conde de Fontalva

2º Presidente do Comité Olímpico Português

Está por fazer a história do Movimento Olímpico. Desde logo a relativa ao período que decorre entre 1912  e 1924 quando José Pontes foi eleito Presidente do COP em substituição do Com.te Prestes Salgueiro que tinha sido indigitado em 1919 para fazer ressurgir o Movimento Olímpico em Portugal a fim de preparar a equipa portuguesa para participar nos Jogos Olímpicos de 1920 que se realizavam em Antuérpia.

Dos vários assuntos a tratar relativamente a este período está certamente o do Conde de Fontalva (1860-1927). O título de Conde de Fontalva foi criado por decreto de 30 de Janeiro de 1890 do rei D. Carlos I de Portugal a favor de Alfredo Ferreira dos Anjos.

Jayme Mauperrin Santos morreu no ano seguinte a ter sido eleito Presidente do Comité Olímpico Português. E a "Revue Olympique" n.º 97, Janvier 1914, órgão informativo oficial do Comité Olímpico Internacional noticiou:

“Le Comité Olympique portugais a été récemment éprouvé par la mort de son distingué président M. le Dr. Mauperrin Santos. Le Comte de Fontalva a été élu à la présidence à la suite de ce triste événement."

Contudo, o Conde de Fontalva, até esta data, tem sido ignorado pelo COP como tendo sido o  segundo presidente do Comité Olímpico Português.

Quando o Conde de Fontalva foi eleito o segundo presidente do Comité Olímpico Português, já havia pouco a fazer. As disputas políticas e partidárias que assolavam o País, como não podia deixar de ser, tiveram enormes repercussões no mundo do desporto que também se envolveu em lutas intestinas, pelo que acabou por não resistir nem à voragem da República nem, depois, à tragédia que foi a Iª Grande Guerra Mundial (1914-1918). Em consequência, o COP entrou num processo de desagregação interna da qual só viria a recuperar, por intervenção do Governo, já depois da guerra.

Mas afinal quem foi o Conde de Fontalva?

O Prof. João Boaventura enviou-nos uma reportagem publicada na revista “Illustração Portugueza” , III Volume, de 20 de Maio de 1907, que nos transmite uma ideia geral acerca daquele que foi o 2º presidente do Comité Olímpico Português.

 

Menu principal

Biografias | by Dr. Radut