Portuguese English

Dia Olímpico

Bandeira

23 de Junho

O Dia Olímpico foi comemorado pela primeira vez em 1948 a fim de celebrar o nascimento dos Jogos Olímpicos da era moderna a 23 de junho de 1894 na Sorbonne em Paris com o objetivo de promover a prática desportiva em todo o mundo independentemente da condição social, da idade, do género ou da capacidade atlética de cada um.

Porquê 23 de Junho?

Porque o dia 23 de junho é considerado o dia em que, no ano de 1894, foi fundado o Comité Olímpico Internacional.

Todavia, nem sempre foi assim. Na realidade o dia de aniversário do COI começou por ser o de 24 de junho. Pelo menos até 1911.

Estatutos de 1911

Le Comité International Olympique, auquel le Congrès International de Paris a confié la mission de veiller au développement des Jeux Olympiques solennellement rétablis le 24 juin 1894, se propose :

1º d'assurer la célébration régulière des Jeux;

2° de rendre cette célébration de plus en plus parfaite, digne de son glorieux passé et conforme aux idées élevées dont s'inspirèrent ses rénovateurs;

3° de provoquer ou d'organiser toutes les manifestations et, en général, de prendre toutes les mesures propres à orienter l'athlétisme moderne dans les voies désirables.

Estatutos de 1920

Le Comité International Olympique, auquel le Congrès de Paris a confié la mission de veiller au développement des Jeux Olympiques solennellement rétablis le 2 3 juin 1894, se propose:

1º d'assurer la célébration régulière des Jeux;

2º de rendre cette célébration de plus en plus parfaite, digne de son glorieux passé et conforme aux idées élevées dont s'inspirèrent ses rénovateurs;

3° de provoquer ou d'organiser toutes les manifestations et, en général, de prendre toutes les mesures propres à orienter l’athlétisme moderne dans les voies désirables.

Entre 1911 e 1920 não conhecemos estatutos em que nos possamos basear. Não dizemos que não existam.

Entretanto, em 1966 os dirigentes do Comité Olímpico Grego decidiram passar a comemorar o dia Olímpico em 6 de abril. Porque? Porque, justificam eles, foi a 6 de abril que, em 1896, teve início a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna. Os grego sempre tiveram um problema relativo à realização dos Jogos Olímpicos que data de 1896. A partir de 2004 passaram a ter dois.

Segundo o Comité Olímpico Internacional o Dia Olímpico para além de proporcionar a organização de diversas atividades desportivas por todo o mundo fundamenta-se em três pilares fundamentais:

  • Movimentar;
  • Aprender;
  • Descobrir.

Portanto, trata-se de um evento em que, numa perspetiva desportiva, educativa e cultural, o objetivo é promover um conjunto de atividades desportivas, entre elas as tradicionais corridas, dirigidas às crianças e aos jovens de todos os países do mundo.

Geralmente o Dia Olímpico decorre sob a responsabilidade dos Comités Olímpicos Nacionais a partir dos apoios financeiros do Programa de Solidariedade Olímpica e o suporte técnico das Federações Internacionais e Federações Nacionais.

De notar que alguns países incorporaram as comemorações do dia Olímpico no programa anual das atividades escolares onde os mais diversas projetos no domínio da cultura e da ciência e numa dinâmica interdisciplinar surgem associadas ao desporto.

Entre nós, consultados os jornais, a data passa completamente despercebida.

 GP, 2014-06-23.

Menu principal

Story | by Dr. Radut