Portuguese English

Congresso Olímpico Nacional (alternativo) Apresentação

No Espírito de Pierre de Coubertin

 Um congresso, por definição, é uma reunião de pessoas pertencentes a uma determinada área de estudo ou profissão que se realiza com o objetivo de se apresentarem trabalhos, trocarem ideias, confrontarem projetos e para, deste modo, preparar, de uma forma livre e aberta, a organização do futuro. A última coisa que um congresso pode ser é uma reunião fechada, sepulcral, em que um conjunto reduzido de pessoas, de uma forma pouco menos que secreta, procura criar as condições para melhor exercerem um poder com reduzida legitimidade social. Um congresso deste tipo não passa de uma “reunião de claque”, sem o mínimo interesse de ordem social para o desenvolvimento e o progresso seja de que atividade for.

Foi num espírito aberto e participativo que Pierre de Coubertin concebeu os Congressos Olímpicos.

 Agastado com as correntes de ginástica que, de uma forma militarista, chauvinista, higienista e reacionária, pretendiam impor uma determinada visão do mundo, Pierre de Coubertin, em 1894, numa perspetiva aberta, democrática e de futuro, organizou o primeiro Congresso Olímpico que deu origem à fundação do Comité Internacional dos Jogos Olímpicos  o qual viria a dar origem ao Comité Olímpico Internacional (COI).

 Desde 1894, os Congressos Olímpicos, pelas mais diversas razões, têm sido realizados sem qualquer regularidade. Assim, foram realizados os seguintes Congressos Olímpicos: 1º Paris (1894); 2º Le Havre (1897); 3º Bruxelas (1905); 4º Paris (1906); 5º Lausanne (1913); 6º Paris (1914); 7º Lausanne (1921); 8º Praga (1925); 9º Berlim (1930); 10º Varna (1973); 11º Baden-Baden (1981); 12º Paris 1994); 13º Copenhaga (2009).

 Neste sentido, o Fórum Olímpico de Portugal vai organizar um Congresso Olímpico Nacional (alternativo), de modo a proporcionar a todos aqueles que o desejem a possibilidade de contribuir com comunicações escritas  para a construção de um Movimento Olímpico melhor.

O Congresso decorrerá em três momentos:

1ª - O primeiro momento, não presencial, nos dias de 5 a 15 de Março de 2014, com a  colocação no site do Fórum Olímpico de Portugal dos trabalhos recebidos, que ficarão à disposição de quem os quiser ler e comentar. Para comentar os textos é necessário fazer um registo no site do Fórum Olímpico de Portugal.

2ª - O segundo momento, presencial, em data e local a  anunciar, será constituída por um debate sobre o Movimento Olímpico em que poderão participar todos aqueles que enviaram  trabalhos para o Congresso;

3ª – O terceiro momento, presencial e público, será constituída por uma cerimónia de apresentação pública do livro com a publicação dos trabalhos, das críticas e eventuais conclusões do Congresso.

Assim, na qualidade de Presidente da Direcção do Fórum Olímpico de Portugal, convido todos os interessados a apresentarem uma comunicação ao Congresso Olímpico Nacional (alternativo) sobre um tema no domínio do Movimento Olímpico que considerem relevante para o desenvolvimento do desporto.

Certo de que este convite merecerá um acolhimento favorável por parte de todos os interessados, fazemos votos para que o 1º Congresso Olímpico Nacional (alternativo) possa contribuir para a construção de um Movimento Olímpico livre e independente de todas as tutelas.

 Os trabalhos destinados ao 1º Congresso Olímpico Nacional (alternativo) podem ser enviados até ao próximo dia 7 de Março para o seguinte endereço electrónico:  congresso@forumolimpico.org.

 O Presidente do Fórum Olímpico de Portugal.

 Gustavo Pires

2014-02-12.

 

Menu principal

Story | by Dr. Radut