Portuguese English

Congresso Olímpico Nacional (alternativo)

Dina Miragaia

Olimpismo: 15 anos de Ciência

Dina Miragaia

Este trabalho tem como objetivo mostrar as tendências de investigação no âmbito do olimpismo, ao longo dos últimos 15 anos (1999-2013). Através de uma revisão sistemática da literatura foi possível analisar um conjunto de indicadores que evidenciam quais têm sido as áreas de investigação mais utilizadas para compreender melhor este fenómeno, bem como os autores (top 25) que mais têm trabalhado nesta matéria. Foi ainda possível identificar o perfil de publicação no que diz respeito à quantidade de trabalhos produzidos nas categorias de artigos e livros, bem como os países que mais têm publicado sobre esta matéria. Foi ainda analisado o perfil de produção científica desenvolvida em língua portuguesa.

É consensual a ideia sobre a importância que o olimpismo tem no desenvolvimento desportivo de cada país. Os valores associados ao conceito de olimpismo vão muito além da componente competitiva canalizada a maioria das vezes para os jogos olímpicos. Trata-se de um fenómeno complexo com a particularidade de poder agregar simultaneamente e de forma transversal, diferentes áreas do conhecimento.

Deste modo, tratando-se de um fenómeno mundial e milenar, importa entender de que forma a ciência tem olhado para esta questão.

Saber-se quanto se tem publicado, quais áreas disciplinares e os respetivos autores são elementos fundamentais para quem pretender desenvolver estudos sobre esta matéria. A análise desses elementos permitirá identificar quais são os âmbitos que carecem de um maior reforço e evidenciará qual tem sido o interesse da comunidade científica mundial sobre esta matéria. Esta informação pode ser extremamente útil na clarificação de linhas de investigação a desenvolver no futuro. (ler mais)

Menu principal

Story | by Dr. Radut