Portuguese English

Congresso Olímpico Nacional (alternativo)

Do Festival Olímpico da Juventude Europeia aos Jogos Olímpicos

Levantamento e Análise do Percurso dos Atletas

Rui Moura Esteves

Com o presente ensaio pretendemos estudar o Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), inicialmente criado com o nome Jornadas Olímpicas da Juventude Europeia (JOJE), e observar o seu crescimento e evolução desde o início até este momento, tendo como principal foco a participação portuguesa.

 O principal objetivo do presente estudo é apresentar a participação portuguesa em cada Edição do Festival Olímpico da Juventude Europeia e os atletas que, tendo passado pelo FOJE, mais tarde integraram as delegações que marcaram presença nos Jogos Olímpicos, referindo os seus resultados.

 Durante a recolha da informação apresentada neste estudo, ficou clara a dispersão de dados por vários documentos, sendo importante criar um documento que reunisse toda a informação existente sobre os vários eventos.

 Este tipo de sistematização de dados, cruzando os dados de todas as Edições do FOJE com os dados das participações portuguesas nos Jogos Olímpicos, era necessário para se poder criar uma base de dados facilmente consultável, com a possibilidade de fazer alterações em função de novas participações no FOJE e nos Jogos Olímpicos.

A metodologia utilizada na realização deste estudo consistiu na recolha e leitura dos Relatórios dos Chefes de Missão nas várias Edições de Verão do FOJE em que Portugal participou e dos Relatórios dos Chefes de Missão das missões Olímpicas de Atlanta 96 a Londres 2012, disponibilizados pelo Comité Olímpico de Portugal, e na recolha de informações na internet nos sítios oficiais dos Comités Olímpicos nacionais dos países participantes no FOJE, no sítio oficial dos Comités Olímpicos Europeus e nos sítios oficiais existentes de alguns dos eventos. Foi também recolhida informação a partir dos documentos principais que regem a actividade dos principais órgãos de gestão do evento, como a Carta Olímpica, de Julho de 2011, a Carta do Festival Olímpico da Juventude Europeia, de Novembro de 2008 e os Estatutos dos COE, de Novembro de 2011.

Neste trabalho será então compilada a informação recolhida de forma a apresentar uma visão geral das Edições de Verão do FOJE, seguida de uma exploração de cada Edição, da apresentação do número de participantes por género e por modalidade e, por fim, das participações Olímpicas. (ler mais)

 

 

Menu principal

Story | by Dr. Radut