Portuguese English

Cinesiologia ou Sciencia do Movimento

A Quem nos Ler

Paulo Lauret

Consintam que seja eu mesmo quem lhes apresente meu ultimo trabalho, que tão humilde o classifico, que não me atrevo a expol-o no mercatlo; resolvi distribuil-o ás pessoas que me honram, dispensando-me a sua protecção e amisade, pedindo-lhes que me auxiliem na ardua tarefa a que me propuz: tal é a de introduzir os exercícios do corpo como elemento educativo da mocidade d'hoje, que tanto carece de forças para poder resistir ao peso de tantas exigencias.

Senhores: Existe ha cinco annos um estabelecimento de educação physica no Porto (unico no paiz, nas condições exigidas, e dos primeiros da Península), que dispõe de todos os elementos para bem corresponder ao fim para que foi creado. É triste confessar: vive pobre, é limitadissimo o numero dos seus frequentadores. Não sei a que attribuir esta indifferença publica, se á ignorancia se á descrença, se á indolencia; seja qual for, a verdade é a que exponho.

Deste logar atrevo-me a pedir ao illustrado e muito respeitavel vereador de instrucção, o ex.mo snr. dr. Monteiro, dignissimo Par do Remo, que volva a sua atenção para este assumpto, que sabemos ser-lhe bastante sympathico. Aos illustrados membros das Escólas Parochiaes, aos directores de estabelecimentos de educação, aos paes, e, emfim, a todos aquelles a quem for confiada a educação da mocidade, pedimos egualmente que não descurem este assumpto, que, como vêem na exposição de documentos authenticos, é hoje no mundo civilisado um corollario.

Menu principal

Story | by Dr. Radut