Portuguese English

Brundage, Avery

Avery Brundage (1887-1975)

Foi atleta, árbitro, colecionador de obras de arte, filatelista e industrial da construção civil. Foi o quinto presidente do COI. E foi eleito fundamentalmente porque era milionário e norte-americano e o COI precisava de um líder com dinheiro para poder sobreviver.

Nasceu em Detroit- USA e formou-se em 1909 em engenharia civil na Universidade de Illinois.

Enquanto atleta participou nos Jogos Olímpicos de 1912 . Em Estocolmo competiu nas modalidades pentatlo e decatlo, tendo ficado classificado respetivamente na 6ª e 16ª posição.

 Em 1928, foi eleito presidente da Associação Atlética Amadora. Em 1929 do Comité Olímpico Americano e, em 1930 vice-presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), Em 1936 membro do COI tendo substituindo Ernest Lee Jahnke que, enquanto judeu, advogava o boicote aos Jogos Olímpicos de Berlim (1936). Em 1942, após a porte do belga Henri de Baillet-Latour foi eleito Vice-presidente do COI e, em 1952, foi eleito presidente sucedendo ao sueco Sigfrid Edstrom.

Brundage é uma figura central no Movimento Olímpico internacional de meados do século XX. Ele representou a fronteira entre um mundo velho e um mundo novo que havia de catapultar o COI para a modernidade. São inúmeros os conflitos que Brundage afrontou.

Brundage era um homem de convicções. Algumas delas completamente erradas.

Quando olhamos para a sua vida ficamos com a convicção de que o seu grande objetivo sempre foi o de chegar a presidente do COI.

Por exemplo, em 1950, ultrapassando o próprio presidente do COI Sigfrid Edstrom  fez divulgar na Sessão que naquele ano se realizava em Copenhaga um documento que ficou conhecido como a “A Circular de Mr. A. Brundage". Este documento que foi profusamente divulgado por todo o Mundo marcou o arranque da sua corrida para a liderança do COI. Em Portugal “A Circular de Mr. A. Brundage" foi traduzida, editada e divulgada pelo Comité Olímpico Português.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ver mais:

Avery Brundage e o Apolitismo Desportivo

A continuar

Menu principal

Biografias | by Dr. Radut