Portuguese English

Aniversário do Comité Olímpico de Portugal

30 de Abril de 1912 - 30 de Abril de 2013

Depois de 33 anos em que a verdade histórica foi derrotada, o conhecimento desprezado e as pessoas desrespeitadas é tempo do Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) voltar a colocar a história da instituição no devido lugar.

Sendo José Manuel Constantino, o atual Presidente do COP,  Licenciado em Educação Física, tem obrigação de esclarecer a questão e ultrapassar mais de trinta anos de equívocos que a própria tutela governamental recentemente afastada fez questão de, erradamente e sem qualquer necessidade ( amenos que fosse por provocação), colocar no Diploma do Tribunal Arbitral do Desporto que  acabou por ser chumbado pelo Tribunal Constitucional.

A teimosia de insistirem na comemoração do centenário do COP numa data errada resultou na ausência do Sr. Presidente na República da cerimónia realizada em 2009. A cerimónia de comemoração dos pretensos cem anos de existência do COP acabou por decorrer sem a dignidade que a instituição merecia ao ponto de Jacques Rogge presidente do Comité Olímpico Internacional ter abandonado a cerimónia enquanto o Presidente do COP discursava.

O Comité Olímpico Português, como Orlando Azinhais e outros tiveram a oportunidade de esclarecer, foi fundado em:

30 de Abril de 1912

Nota: Os documentos que apresentamos nos trabalhos que se seguem foram obtidos no Centro de Estudos Olímpicos do Comité Olímpico Internacional.

Menu principal

Story | by Dr. Radut